Depois de uns meses de atraso por questões logísticas, parece que é desta que vão passar para aí umas baladas em frequência modelada. A lista ainda é provisória mas está confirmada para sábado 4 de abril e no dia de páscoa às 17h no programa a hora do bolo da alternativa: 1.qotsa - auto pilot (no control), 2.pearl jam - life wasted (have faced it), 3.fiona apple - please please please (no more melodies), 4.soundgarden - mind riot (tied within), 5.pixies - dig for fire (in a hole), 6.sonic youth (needs a killer) - unmade bed (stained eyes for another way out), 7.jimi hendrix - watchtower (no reason to get excited), 8.nirvana - old age (its over), 9.temple of the dog - hunger strike (the mouths of decadence), 10.radiohead - pyramid song (all the figures i used to see), 11.mudhoney - halloween (you dont know whats going on), 12.bjork - big time sensuality (the hardcore and the gentle), 13.ratm - renegades of funk (groove from land to land) ou 13.alice in chains - whale&wasp (tarararatarara).
quinta-feira, 26 de março de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
A convergência de esquerda
Apesar de ter alguns pontos discutíveis, em ano de 3 eleições aqui está um grande exercício de aritmética para canhotos: Convergência de esquerda. (apenas igualável em grau de dificuldade ao famoso sudoku e ao inovador método de marcação de grandes penalidades por instinto). A convergência à esquerda em portugal parece ser cada vez mais uma miragem e são mais os temas de discórdia que propriamente os concordantes. 35 anos após abril, e sem subjugar complamente a ideologia ao pragmatismo, importa reflectir sobre a eficiência de uma divisão tão clara das tendências políticas e aquilo que elas realmente representam para o eleitorado.
sexta-feira, 20 de março de 2009
beastie boys - sabotage
também podia ser o episódio piloto da série policial italiana 'o polvo'. reedição do álbum 'ill comunication' a 24 de março.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Pearl Jam reeditam ten
A PJ está de volta às grandes investigações com a reedição do álbum de estreia ten, onde aos clássicos de sempre da caça à multa se juntam alguns temas novos. Ten foi editado em '91 e considerado pela crítica o melhor do ano. O título é uma improvável homenagem ao jogador americano de basket mookie blaylock que actuava com o nº10 nas costas, nome pelo qual a banda era inicialmente conhecida. Para quém já não ouve pearl jam desde o álbum binaural porque deixou de gostar das capas; já não tem idade para crowd surfing; só tem all-star tipo levis; não gosta de incursões com órgão de igreja em bandas rock; ou simplesmente porque anda mal com a vida, aqui está uma boa forma de aguentar estas sextas-feiras sem poder comer carne até à páscoa. Sem entrar em chavões do tipo antes é que eles eram bons ou fazer sondagens à porta do santiago alquimista, não vale a pena negar que os pearl jam tenham entrado em declínio criativo. A grande virtude da banda sempre foi álbum após álbum ir reinventando a sua música, coisa que conseguiram com sucesso até binaural. A partir daí foi mais greve às multas e ver criminosos fugir às malhas da justiça. Por ordem decrescente de estrelas cadentes: vs, ten, binaural, yield, vitalogy, no code, riot act e pearl jam. Its evolution baby.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Distrital de castelo branco, última jornada
Liga piornos ao rubro (a neve pode durar até maio). O águias do moradal cumpriu a tradição de vencer na difícil deslocação ao teixoso e ainda beneficiou da derrota do líder alcains no covilhão, aliás, fundão. daqui a 15 dias os primeiros 4 classificados ficam com os pontos reduzidos a metade e começam a discutir o título a 2 voltas com os dois primeiros - alcains e águias - separados por 3 pontos. O modelo da competição proposto pela AFCB é altamente discutível mas apenas existe nestes moldes com o aval dos seus associados, ou seja, dos clubes. É a velha metáfora do copo meio cheio/vazio: por um lado 8 equipas ficam sem competir durante 6(!) meses, por outro 4 clubes competem mais 6 jogos. Nota ainda para as restantes equipas do pinhal que não foram muito felizes na competição, com destaque positivo para proença-a-nova que com uma equipa jovem e organizada por pouco não conseguia um lugar na segunda fase e a recordação de velhas alianças estreito-proença-a-nova-carnaxide.
terça-feira, 10 de março de 2009
Cara ou coroa?
Mais uma tentativa de abolir as taxas moderadoras no SNS. O assunto foi discutido pela 2345ª vez na assembleia da república subjacente à bonita ideia de que 'a saúde não tem preço' mas a proposta parece que não passou. Quando se fala para aí tanto de 'temas fracturantes', este sim é um deles: fractura o parlamento ao meio com acérrimas discussões ideológicas a lembrar o PREC e/ou o utente desembolsa na urgência quando fractura uma perna ou um braço. Constitucionalmente, as taxas moderadoras na saúde não devem servir para efeitos de financiamento mas apenas para moderar o acesso aos serviços. Por outro lado, está também consagrado na constituição que o acesso á saúde é tendencialmente gratuito. Por outro lado (parte II), as taxas moderadoras são habitualmente actualizadas todos os anos. Por outro lado (parte III), para efeitos de contabilidade hospitalar as taxas moderadoras são consideradas 'vendas e prestações de serviços', contando como proveitos para as instituições e tendo portanto implicações no resultado operacional das mesmas. Por outro lado (parte IV), cerca de metade dos utentes do SNS não pagam taxas moderadoras. Por outro lado (parte V e última - o assassino morre mesmo), 70% das isenções de taxas moderadoras nos cuidades de saúde primários são ilegais. Agora é só atirar uma moeda ao ar ou comprar uma trituradora: parece que aquelas 1 2 3, de carregar em cima são as melhores.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Arriba muchachos
I. Depois de mais de 20 anos, o athletic de bilbao apurou-se novamente para a final da taça do rei. Juntamente com o barcelona, os bascos são o clube mais titulado da competição (franco não devia ligar muito a bola) e depois de despachar o sevilha em bilbao com 3 batatas assadas no forno vão agora encontrar os catalães na final (para delírio de todos os adeptos da regionalização). Espera-se mais um jogo histórico a 13 de maio em valencia com recordações da guerra civil, de festivais de porrada sobre maradona (o desporto preferido dos defesas na década de 80) e discriminação na bancada para quém não viu jogar o grande n.º 8 julen guerrero - eskerrik asko, beti zurekin.
II. Em semana de eleições no país-basco, o PNV perdeu pela primeira vez a maioria absoluta à custa de uma subida dos socialistas. Se, por um lado, esta mudança significa a diminuição dos mandatos parlamentares nacionalistas, por outro pode aquecer os ânimos da luta armada que assim vê menos legitimada a causa basca nas eleições regionais (e lá se vai o referendo). Acima de tudo espera-se respeito pela vontade popular (uma expressão muito usada na política) e que se mandem à urtigas os preconceitos em relação ao povo basco (uma expressão pouco usada em política). Até ver, aúpa mutilak passa agora a arriba muchachos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)